Escolha uma Página

O idioma é a primeira grande barreira para realizar psicoterapia fora do nosso país. Por mais que podemos ter fluência em línguas estrangeiras, nossa capacidade de nos expressar na nossa língua nativa, sempre será maior e mais diversificada.

A psicologia é uma ciência e uma profissão profundamente ligada a interdisciplinaridade. O processo de psicoterapia é individual e diz da forma única que cada um de nós está no mundo.  Entretanto psicologia não tem respostas para todas as questões e o diálogo com outros saberes se faz necessário. Esse contato com essa rede ampliada as vezes torna-se um obstáculo pois muitos países possuem estruturas de saúde diferente da nossa. O que por si só não é um problema, mas gera uma demanda de pesquisa sobre isso.

E um terceiro ponto é sobre o medo de procurar ajuda fora, principalmente por considerar que ter contato com profissionais da psicologia pode afetar, negativamente, a permanência enquanto estrangeiro. Nesse caso uma dica: não deixe de procurar ajuda. Tanto no Brasil, quanto fora, existem excelentes profissionais que podem te ajudar nas mais variadas questões.

As vantagens de fazer psicoterapia, para além do idioma, está também no compartilhamento, em vários aspectos, de uma mesma herança cultural. É claro que existem enormes diferenças entre as regiões brasileiras e até mesmo nas cidades, porém existem uma série de elementos que compõem nossa “brasilidade”.

Você já fez psicoterapia em um país estrangeiro, como foi sua experiência?

Como posso te ajudar?