O atendimento de crianças é algo amplamente pesquisado na área da psicologia, temos diversos profissionais que se especializam nesta prática, porém quando pensamos no atendimento online de crianças nos deparamos com algumas dificuldades.
Primeiras delas é que a criança, por estar em desenvolvimento, ainda não tem pleno domínio do vocabulário, da comunicação verbal e não verbal, por isso é muito comum a utilização de jogos e brincadeiras no atendimento, para criar outros espaços de comunicação para além da oralidade.
Neste aspecto que surge a grande dificuldade do atendimento online de crianças, afinal ao atendimento online tem um distanciamento espacial, além de uma visão limitada da psicóloga e da criança causada pelo contado mediado por um celular\webcam. Além disso os jogos que podem ser jogados pelo celular não permitem a observação por parte do profissional.
Outro aspecto importante também é o da criança de vínculos, o contato pessoal permite uma comunicação muito mais rica, se comparados com as possibilidades que temos hoje de contato online. E isso pode ter um impacto negativo no atendimento online de crianças, afinal o atendimento passa por questões de afeto.
Esses afetos abrem também possibilidades para atendimento nesse cenário de pandemia, afinal se uma criança e um(a) psicólogo (a) possuem um vínculo terapêutico anterior, considerando que estamos em um cenário de pandemia, o online pode ser uma alternativa viável para continuidade dos atendimentos e as questões apontadas acima, podem ser melhor trabalhadas com a criança e sua família.