A terapia online e a terapia presencial são modos para atendimento em psicologia, ambos válidos e amparados em valores éticos, teóricos e técnicos.
Por acontecerem em ambientes diferentes, as formas de comunicação também são diferentes. Enquanto no presencial, no ambiente do consultório, há uma possibilidade de comunicação que envolve o corpo como um todo, podendo, de maneira fácil, serem aplicadas técnicas para além da fala. Já no ambiente online temos uma comunicação mediada pela tela, onde se vê apenas parte do corpo.
E para além disso, o ambiente deixa de ser somente do consultório, passando a terapia acontecer no espaço mais íntimo da pessoa, como sua casa.
E não existe técnica melhor ou pior, o que temos que refletir é o contexto e o momento de cada um. Para alguns deslocar para o consultório será um elemento importante ou por não gostar dos limites de comunicação mediada pela tela, irá buscar o atendimento online.
Já para outras pessoas o atendimento online poderá ser interessante por não ter que se preocupar com deslocamento ou por ter tanta familiaridade com a tela, esses limites da comunicação online não tenham tanta importância.
Em qual ambiente você se sente mais à vontade para fazer terapia, no online ou no presencial?