Escolha uma Página

1) Crie um espaço adequado para realizar as suas atividades. Tente ter um ambiente organizado e pronto para o desenvolvimento do seu planejamento.

2) Dívida tarefa em passos claros e controláveis

Uma das razões de adiarmos o que devemos fazer é que as metas a que nos propomos são em geral grandes e vagas – o que as faz intimadoras e desagradáveis.

Assim, em vez de se propor a “entrar em forma” ou “escrever um romance”, tente metas como “colocar roupa de atividade física” ou “decidir o nome do personagem principal”.

3) Não se castigue por procrastinar

A pesquisa de Pychyl mostra que os estudantes que se perdoam por procrastinar tendem a não repeti-lo em sua próxima tarefa.
Quanto mais culpa e raiva você sentir por privar o mundo de seu romance neste ano, terá menos possibilidade de terminá-lo no ano seguinte.

4) Apoie-se em bons hábitos que você já tem

Pychyl dá um exemplo corriqueiro: ele finalmente conseguiu obedecer a recomendação de seu dentista de usar fio dental ao combinar a tarefa com o hábito de escovar os dentes.
Ele se comprometeu a primeiro passar o fio dental todas as vezes que ia escovar os dentes. Em pouco tempo passou a fazer a tarefa sem pensar sobre ela.

5) Pense no ‘eu futuro’

Em uma experiência, um grupo de pessoas foi apresentado a retratos delas mesmas envelhecidas eletronicamente. Muitos passaram a reservar mais dinheiro para a aposentadoria, pois passaram a sentir um laço mais forte com seu “eu futuro”.
Em uma situação mais corriqueira: quando é necessário entregar um trabalho às nove da manhã imagine a si mesmo tentando terminá-lo desesperadamente na madrugada. Isso pode ajudar a começar a tarefa mais cedo.

6) Entenda a importância do que deve ser feito

Pychyl diz que a procrastinação frequentemente reflete um problema existencial mais profundo de falta de identidade ou direção na vida.
Procrastinamos quando a tarefa parece tediosa ou menos significativa. Assim, é preciso não esquecer da razão por que se está realizando a tarefa e como ela se encaixa em suas ambições.

#procrastinação #psicologoembh #psicoterapiabelohorizonte #psicologiaonline #dica

Como posso te ajudar?