Terapia online
Como funciona a consulta psicológica ou a terapia psicológica online?
Os atendimento e consultas psicológicas serão realizadas prioritariamente de maneira sincrônica (online), preferencialmente com recursos de áudio e vídeo.
Salvo os casos previstos na resolução 11/2018 do CFP (atendimento de urgência), não há restrição de público alvo para o atendimento e consultas psicológicas, ressaltando para o atendimento de menores de 18 anos, será necessária autorização por escrito (em documento a ser digitalizado e enviado ao psicólogo) dos pais ou responsáveis. A utilização dos testes será realizada segundo as normas técnicas previstas no instrumento.
Como são os atendimentos?
Cada atendimento tem a duração entre 50 a 60 minutos, através de um sistema de videochamada integrado ao meu site. Os atendimentos são realizados de acordo com os termos e condições de serviço mediados pela internet.
Requer computador ou telefone celular com acesso a internet de no mínimo 5 mb, webcam e microfone.
A quem se destina?
A terapia online destina-se a toda e qualquer pessoa que esteja interessada nessa modalidade de atendimento, podendo ser criança, adolescente, adulto, idoso e também casais.
Para quem ainda não completou 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis.
Valores e pagamento
Cada atendimento tem seu valor específico e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito, depósito/transferência em conta e boleto bancário.
Vulnerabilidade e segurança
Recomendamos que seu dispositivo esteja protegido com antivírus e firewall atualizados. Prefira usar redes de internet seguras, como a da sua residência, para minimizar riscos. Utilize senhas fortes e altere-as regularmente. Evite o uso de computadores públicos ou redes Wi-Fi públicas.
Durante a sessão, escolha um local reservado e tranquilo para garantir o sigilo.
Ética e sigilo
Durante os atendimentos sempre estarei consultório fechado com total privacidade. O sigilo e confidencialidade por parte do Psicólogo são garantidos, pautados pelo Código de Ética nos artigos 9º e 10º. É meu dever alertar, no entanto, que há sempre um risco ao utilizar os meios eletrônicos, uma vez que não é possível garantir uma segurança total dos dados que trafegam pela internet.
Durante a sessão, é essencial que o paciente esteja em um local reservado, sem a presença de outras pessoas, para garantir privacidade e aproveitamento do atendimento.
É expressamente proibido ao paciente gravar, armazenar, copiar ou publicar qualquer conteúdo da sessão.
Mais informações
Resolução CFP Nº 11/2018 – https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018
Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – https://crp04.org.br
Minha formação
Psicólogo clínico, doutor em Psicologia pela PUC Minas
Tema de Pesquisa: Educação em contexto socioeducativo
Pós-graduado em Clínica de Indivíduos e grupos pela Fundação Gregorio Baremblitt